Sergei eisenstein
5o SEMESTRE – NOTURNO
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM CINEMA E VÍDEO
Marcela Tamm
SERGEI EISENSTEIN
Rosivaldo Moreira da Silva
Brasília-DF, 19 de outubro de 2011.
Sergei Mikhailovich Eisenstein nasceu em 23 de janeiro de 1848, em Riga, Letônia. É considerado um dos maiores cineastas do início do século XX, sendo um dos responsáveis pela consolidação da linguagem da imagem em movimento. Foi um dos principais nomes do construtivismo russo, considerado o grande inovador da montagem cinematográfica.
Filho de um engenheiro estudou ciências para seguir os passos do pai. Em 1915, foi para o Instituto de Engenharia Civil de Petrogrado, onde assistiu às produções teatrais vanguardistas de Meyerhold e Yevreinov. Em 1917 interrompe o curso de engenharia para servir no Exército.
Durante o serviço militar, torna-se caricaturista e, a partir de 1921, trabalha como cenógrafo no teatro moscovita. Realiza vários filmes com o objetivo de difundir os ideais da Revolução Russa, como A Greve (1924) e sua obra-prima O Encouraçado Potemkin (1925). Além de cineasta, trabalhou como engenheiro para o exército vermelho russo. Em 1924, aos 26 anos, filmou o filme “A greve”, um filme que unia arte e política.
Em 1927, filmou “Outubro”, um filme que demonstrava a sua teoria de montagem inaugurada por ele. Estas obras cinematográficas foram financiadas pelo governo e ao mesmo tempo conseguiu trabalhar com surpreendente liberdade, apesar das críticas de Stalin a respeito de seus filmes.
Stalin achava que os filmes de Eisenstein não seguiam o “realismo soviético” imposto pela Revolução Russa para conquistar as massas. Stalin submeteu mudanças no filme Outubro, o que desagradou o cineasta.
Depois da Revolução de 1917, fez cartuns políticos e entrou no corpo de engenharia do Exército Vermelho (formado por Trótski para defender a Revolução) como voluntário. Seu pai juntou-se ao Exército Branco (formado pelos grupos interessados em restabelecer o antigo regime