Filmografia - filme: a greve 1925
Filme: A Greve
* Ficha técnica do filme A Greve (1925), sinopse, seleção de cena, um breve comentário e conclusão.
Ficha técnica
A Greve (Stachka, 1925)
• Direção: Sergei M. Eisestein
• Roteiro: Grigori Aleksandrov, Sergei M. Eisenstein, Ilya Kravchunovsky, Valeryan Pletnyov
• Gênero: Drama
• Origem: União Soviética
• Duração: 82 minutos
• Tipo: Longa-metragem.
* Sinopse
O filme “A Greve” é uma história com um conteúdo super importante, pois se trata de acontecimentos, ocorridos no interior de uma fábrica em Moscou, cujos trabalhadores se revoltam e entram em greve, quando um dos trabalhadores após ser morto, é acusado de roubo. A partir daí a trama se desenvolve com mais intensidade quando os empresários e governo czarista culiam e investem contra os trabalhadores da fábrica, armando ciladas colocando espiões para se infiltrarem no meio das classes dos trabalhadores com a intenção de quebrarem as forças dos mesmos. Mas sem sucesso e frustrados eles resolvem chamar a polícia que se aproveitam dos grevistas desarmados e realizam um tremendo massacre final.
Cenas
“A força da classe trabalhadora é a organização. Sem organização de massa o proletariado é nada, com organização é tudo. Ser organizado significa unidade de ação, unidade das atividades práticas”.
Eisenstein inicia seu “A Greve” com essa citação de Lênin. Muitos anos mais tarde podem ver, em filmes e livros documentais, a força de tais palavras. Como elas podem ser tão reais mesmo com o passar de décadas e em lugares tão distantes como a Rússia Czarista, o Brasil da ditadura militar, o Reino Unido pós I Guerra Mundial e a Argentina da crise de 2001.
Em um momento de manifestação uma grande massa de operário se descola pelas ruas até que em um momento são surpreendidos pelos bombeiros, atacados e ‘encurralados’ pela forças das mangueiras e seus jatos fortes de água.