SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Povoado Bezerra – Carira/SE
Professor Alfabetizador: Edilma Marcos da Conceição
PNAIC
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Orientadora: Ana Lúcia Coordenadora: Tatiana
CARIRA
2013
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
POESIA
Contemplando a obra do acervo do Projeto Trilhas
APRESENTAÇÃO
A proposta a seguir trata-se de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamenta.
O trabalho de alfabetização e letramento, no Ciclo de Alfabetização, deverá ser realizado com o objetivo de desenvolver os cinco eixos temáticos:
1. Desenvolvimento da Oralidade
2. Compreensão e Valorização da Cultura Escrita;
3. Apropriação do Sistema de Escrita;
4. Leitura;
5. Produção Escrita;
Vale ressaltar, desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim, com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los quando precisarem.
Objetivos
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica e função social do gênero;
Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, possibilitando a manifestação de idéias e experiências, através da oralidade;
Estimular a leitura autônoma e prazerosa, partindo de um gênero textual capaz de despertar a sensibilidade e as emoções;
Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro de um contexto significativo.
Características do Gênero Textual – Poesia
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Geralmente, a expressão “poesia” se aplica à estrutura