Tranças
Nessa imagem podemos ver q onde o duto está preto ele encontra-se com uma jaqueta de cimento para proteger da ação do solo já que ele vem todo enterrado até a estação de Campina Grande. A tubulação exposta é pintada com a tinta cor amarela de acordo com a NR para indicar o transporte de Gás Natural e também possui a função de proteção contra os intempéries.
Na imagem acima podemos observar um fio conectado aos dutos e aterrado ao chão, ele pertence ao sistema de proteção catódica dos dutos e é utilizado para retirar toda a corrente de fuga q possa ter passado para os dutos, evitando assim pontos de ignição de chama. Vemos na gravura a presença de 2 válvulas laterais (em cinza, uma do lado direito e outra do lado esquerdo do duto) elas foram implantadas para uma possível expansão da rede de distribuição do Gás Natural na cidade.
O local onde o engenheiro Jorge está explicando é onde o PIG Instrumentado fica estacionado após percorrer o percurso do duto a espera da remoção, a alavanca vermelha ao lado do engenheiro é erguida por um princípio mecânico quando o PIG passa por ela, indicando assim a sua chegada.
Após a chegada do gás na estação, antes dela passar por um processo de redução de pressão ela é medida neste manômetro digital (ele é todo isolado para evitar fuga de corrente e é alimentado por energia solar), a média na qual a concessionária entrega o gás é com uma pressão de 40Kgf/cm2 podendo haver uma margem de erro de 10%. Após essa medição o gás é bifurcado e enviado por 2 válvulas de segurança (na cor vermelha