Sequência didática
DCH- Campus IV
DISCIPLINA- Prática Pedagógica III
DOCENTE- Márcia Regina
DISCENTE- Alaís Lima e Mª Lucilene
ATIVIDADE- Sequência didática para alunos do 2º ano do ensino médio
OBJETO: Obra fílmica “A garota da capa vermelha”
CARGA HORÁRIA: 06 aulas SEQUÊNCIA DIDÁTICA
JUSTIFICATIVA:
Baseado nas concepções educacionais de ANTONI ZABALA,
Formado em Filosofia e Ciência da Educação pela a Universidade de Barcelona-Espanha, atualmente preside o Instituto de Recurso e Investigação para Formação(IRIF). Responsável pela transformação do sistema educacional da Espanha referência internacional na educação, o qual nos trás os conceitos de análise didática, e classifica os conteúdos em três categorias: conceitual, procedimental e atitudinal. Em que, os conceitos e princípios são atividades que possibilitem o reconhecimento dos conhecimentos prévios; os conteúdos procedimentais para realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que formamos procedimentos, as técnicas ou estratégias e os conteúdos atitudinais mostram o papel e o sentido que pode ter o valor da solidariedade e respeito. A partir desses conceitos, aplicaremos nas subsequentes aulas, a sequência, a qual por nós foi elaborada com base no filme “A garota da capa vermelha”.
OBJETIVO GERAL:
Observar a capacidade interpretativa dos alunos do segundo ano do ensino médio, tomando por base uma obra fílmica a qual servirá de objeto para todas as abordagens.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Perceber a linguagem como expressão criadora;
Desenvolver a oralidade e a escrita a partir da leitura e análise do filme;
Oportunizar a produção escrita a partir dos fatos encontrados na obra, observando a capacidade de interpretação dos alunos em resumir as ideias básicas presentes do filme (um memorial);
Favorecer a formação e desenvolvimento de um leitor crítico ao mostrar-lhes as relações de textos interligados em uma única obra (intertextualidade).