Sequencia didatica
Instituto de Letras Oficina de Texto I Aluna: Joseli Viana santos
Oficina de Texto I
Professora: Rujane Alves
Salvador 03 de maio de 2014
Resumo do novo acordo ortográfico
O Novo Acordo Ortográfico surgiu com o objetivo de juntar a escrita entre os países que adotam como sua língua oficial o Português. Com isso, no Brasil, acontecerão muitas mudanças em poucas palavras.
TREMA
Não existe mais (ex: lingüiça será escrito como “linguiça”), com exceção para nomes próprios, que geralmente são originários de línguas estrangeiras.
HÍFEN
Não se usa mais:
Quando o elemento inicial terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente (Ex: extra-escolar será escrito como) extraescolar; Quando o segundo elemento começar com “R” ou “S”. Nesse caso, a primeira letra do segundo elemento deverá ser duplicada (Ex: anti-semita e contra-regra serão escritos como “antissemita” e “contrarregra”;
Há sua utilização em caso que não existia; o primeiro elemento finalizar com a mesma vogal que começa o segundo elemento (ex: microondas e antiinflamatório serão escritos: “micro-ondas” e “anti-inflamatório”.
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais o acento para diferenciar: “pêra” (substantivo - fruta) e “pera” (preposição arcaica) “péla” (flexão do verbo pelar) de “pela” (combinação da preposição com o artigo) “pára” (verbo) de “para” (preposição) “pêlo” de “pelo” (combinação da preposição com o artigo) “pólo” (substantivo) de “polo” (combinação antiga e popular de “por” e “lo”)
ACENTO CIRCUNFLEXO
Deixará de existir em: Palavras que terminam com hiato “oo” (Ex: vôo e enjôo serão escritos assim: “voo” e “enjoo”) terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou