contabilidade
Publicado em 2 de julho de 2013 por Diego Wawrzeniak | Seja o primeiro a comentar!
Para quem acompanha o mercado e a bolsa de valores, uma das variáveis econômicas mais citadas em jornais e conversas sobre economia é o PIB (Produto Interno Bruto).
Quando temos que descrever o que faz o estudo da ciência econômica, talvez PIB seja a primeira palavra que nos vem à cabeça. Fazê-lo crescer parece ser o objetivo final de todos os governos ao redor do mundo.
Mas afinal, o que é PIB e por que ele é tão importante?
1. Entendendo o PIB
o que é produto interno bruto
Se você ainda é iniciante na bolsa de valores, a definição formal do PIB pode parecer algo complicado, mas não se assuste, é mais fácil do que você imagina:
Produto Interno Bruto é uma medida agregada de fluxo.
* Medida Agregada porque mede a renda total obtida por todos os membros da economia. * De Fluxo pois é uma medida para um determinado período no tempo (semestre, ano, etc.).
E outras palavras (mais compreensíveis):
O PIB agrega todos os bens e serviços produzidos em um determinado período de tempo em um dado país.
É importante frisar que só são computados no PIB os bens finais produzidos no país, pelo simples motivo de que estaríamos incorrendo em dupla contagem se contássemos um bem intermediário e o bem final no qual esse último foi utilizado, já que o bem intermediário já esta embutido no preço do bem final.
2. Como o PIB é calculado
No Brasil o PIB é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Você pode acompanhar os resultados e divulgações trimestrais do PIB aqui.
Para agregar todos esses itens são utilizados seus preços de mercado, de forma que uma unidade de um item mais caro contribui mais para o PIB do que a mesma unidade de um item mais barato.
a. Contar Despesas ou Renda?
O PIB mede tanto a renda total, como as despesas com bens e serviços produzidos em país, em um