Microdrenagem
É o sistema de condutos construídos destinados a receber e conduzir as águas pluviais vindas de construções, lotes, ruas, praças, etc. Em uma área urbana, a microdrenagem é essencialmente definida pelo traçado das ruas, ela conduz a água através de pequenas e médias galerias. Seus elementos principais são: Meio fios, sarjetas, galerias, etc.
2. Estudos Hidrológicos
Os estudos hidrológicos visam caracterizar as condições de Vazão máxima afluentes a cada obra de arte compreendida na rodovia e o dimensionamento das obras de tal forma que impeçam a inundação do leito estradal ou das regiões vizinha, bem como evitar erosões.
3. Escoamento Superficial
Das fases básicas do ciclo hidrológico, talvez a mais importante para o engenheiro seja a do escoamento superficial, que é a fase que trata da ocorrência e transporte da água na superfície terrestre. O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
4. Estimativa de Descarga de Pico
A descarga de pico pode ser estimada pela seguinte equação, conhecida como Racional: Onde:
Qp = descarga ou vazão de pico (m³s-1)
I = intensidade uniforme da chuva ou intensidade de duração Tc (mmh-1)
C = coeficiente de descarga (adimensional)
A = área da bacia (ha)
5. Problemas no Sistema de Microdrenagem
5.1 Tamanho reduzido das bacias urbanas
O sistema urbano de drenagem requer estudos muito particulares, porque, geralmente, as bacias urbanas possuem tamanho reduzido, as superfícies são pavimentadas ou, de alguma forma, parcialmente impermeabilizadas e o escoamento se faz por estruturas hidráulicas artificiais (bocas de lobo, galerias e canais revestidos). Estas características causam grandes impactos