Sequencia didatica
Os rótulos e as embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto
Disciplina: Português
Série: 1º ano do Ensino fundamental
Objetivo:
Diferenciar embalagem de rotulo;
Compreender os textos das embalagens e rotulos;
Classificar os produtos
Duração das atividades
5 aulas
Materiais:
1º Momento
Levantar o conhecimento prévio dos alunos, instigando eles da seguinte maneira pegar duas latas de leite condensado, sendo uma com rotulo e outro sem e contar a seguinte história: Ontem fui ao supermercado e olhando os produtos nas prateleiras vi esta lata sem o rótulo (mostrar a embalagem sem o rótulo). Fiquei curiosa para saber o que poderia ter aqui dentro. Alguém sabe o que poderia ter dentro dela? Os alunos darão palpites como: salsicha, milho, creme de leite, leite condensado e outros.
Aproveite este momento e pergunte se alguém sabe o que é o rotulo e para que ele serve? Depois de ouvir todos os alunos fale que o rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos que ele contem informações sobre o produto e que este não deve ser comprado sem se saber o que é e para que serve.
2º Momento Mostrar a lata com o rotulo e pedir que os alunos observem a diferença entre a lata com rotulo e a lata sem o rotulo, fazendo questionamentos:
Para que servem todos os escritos e desenhos nesta embalagem? Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores? Por que precisamos ler o que está escrito? Para que serve o código de barras?
Depois que as crianças falarem dê uma explicação geral sobre os textos dos rótulos e porque os rótulos são importantes. Explique aos alunos a diferença entre produto e marca.
Produto: é o que está dentro da embalagem. Exemplo: Leite Condensado.