Mineração de dados
1. Introdução
Em várias universidades são aplicados questionários socioeconômicos nos candidatos aos seus processos seletivos, de forma a obter informações que possibilitem a elaboração de perfis de interessados, bem como buscar a melhora na realização de processos internos e de divulgação do processo seletivo. O processo de aplicação dos questionários gera como resultado um volume considerável de dados, que são utilizados para gerar estatísticas para a universidade.
De outro lado temos a mineração de dados que é um processo utilizado para descoberta de informações até então desconhecidas em um grande volume de dados, este trabalho apresenta a execução de mineração de sobre dados socioeconômicos obtidos na realização do processo seletivo da Universidade Federal de Goiás no ano de 2010.
Este artigo está estruturado da seguinte forma, no item 2 são revisados os conceitos e etapas que descrevem o processo de mineração de dados, no item 3 são apresentados os dados utilizados, no item 4 são descritos todo as técnicas e observações aplicadas sobre os dados para que que se tornasse os dados passíveis para a entrada da mineração de dados, no item 5 são apresentados os resultados obtidos do processo de mineração e os ciclos dentro do processo e a necessidade de cada um dos retornos, no item 6 é finalizado o trabalho com observações sobre os resultados obtidos.
2. Mineração de Dados
Segundo Tan, Steinbach e Michael (2009) a mineração de dados é uma tecnologia que combina métodos tradicionais de análise de dados com algoritmos sofisticados para processamento de grandes volumes de dados. Esta tecnologia vem sendo utilizada atualmente nas mais diversas áreas desde a biologia, redes