Sequencia didatica
Objetivos
Reconhecer a queimada como manifestação cultural dos jogos populares;
Conhecer diferentes formas de jogar a queimada e possibilitando a reflexão sobre a flexibilidade e adaptação de regras;
Verificar quais as atitudes individuais e coletivas que ocorrem durante o jogo;
Identificar o jogo como forma de interação social e suas regras como forma de mediação de conflitos;
Conteúdos
- Os diferentes tipos de queimada e suas regras.
Ano
- 1º e 2º anos
Tempo estimado
- 05 aulas
Materiais necessários
- Bolas de borracha, cones e giz.
Desenvolvimento das atividades
Todas as aulas serão iniciadas com um breve alongamento e aquecimento global. Seguido da demonstração das atividades que serão realizadas.
1ª ETAPA
A professora sentará em círculo com os alunos para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios em relação ao jogo da queimada. Em seguida irá comentar com os alunos como o jogo de queimada é popular no Brasil e apontar como o jogo sofre variações de acordo com as regiões brasileiras. E explicará as regras básicas do jogo.
2ª ETAPA
Em quadra a professora explicará as regras da queimada boliche, onde são utilizadas três bolas, uma que só as meninas podem pegar, outra que só os meninos podem pegar e uma terceira que qualquer um pode pegar, a bola deve ser rolada e não jogada, e os alunos só podem tocá-las quando já tiver encostado em uma das paredes. Queima quando a bola encostar em alguma parte do corpo do adversário e quando este for queimado passará para a outra equipe.
3ª ETAPA
A professora irá explicar o jogo de queimada. Onde ela organizará as crianças em duas equipes, em seguida ela escolhe dois participantes para tirarem par ou ímpar para iniciarem o jogo.
Uma linha é desenhada no chão separando um campo do outro e outra linha é desenhada no final de cada campo para marcar o lugar do cemitério.
As equipes se revezam, jogando a bola a partir da linha divisória para tentar