Grandesas e Unidades de medidas
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA – FAETEC
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SANTA CRUZ – ETESC
DISCIPLINA DE QUÍMICA
Profs.: Ana Cristina, Denis Dutra e José Lucas
Ano Letivo: 2010
GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA *
Uma grandeza é um atributo de uma coisa do universo físico que pode ser quantificado (medido).
A medida de uma grandeza consiste sempre na comparação da sua magnitude (valor numérico) com aquela de uma outra usada como referência. Toda grandeza utilizada como referência é denominada unidade de medida, e sua magnitude é completamente arbitrária.
Assim, o valor (magnitude) de uma grandeza é igual ao produto de um valor numérico e uma unidade: grandeza = valor numérico x unidade
1. SISTEMAS DE UNIDADES
Um conjunto amplo de unidades de medida, bem como as regras que as definem e as relacionam, caracteriza-se como um sistema de unidades, no passado denominado de pesos e medidas.
A maioria das unidades consuetudinárias (decorrentes de costume, sem qualquer planejamento) foram estabelecidas de modo absolutamente independente umas das outras. Sistemas de unidades modernos, ao contrário, têm como uma de suas principais características um relacionamento entre as unidades de diferentes grandezas. Essas relações são determinadas através de leis da natureza ou de definições pré-determinadas.
Num sistema deste último tipo, as unidades de determinadas grandezas, consideradas como totalmente independentes entre si, são escolhidas para servir de base ao sistema (as unidades de base) e todas as outras unidades são obtidas a partir dessas (as unidades derivadas).
UNIDADES E PADRÕES DE MEDIR
Unidades de medida existem com o objetivo principal de se padronizar a medida de grandezas. Para que este objetivo possa ser atingido, faz-se necessária a disponibilidade de padrões de medir. Padrões de medir são objetos construídos com elevado grau de perfeição, destinados a materializar a magnitude de uma dada grandeza, em