Separação de misturars - relatório
Ela pode ser homogênea, quando possui uma única fase, exemplo: água + alcool, e pode ser heterogêneas, quando possui duas ou mais fases, exemplo: granito + sal + farinha.
Para realizar a separação de misturas, existem diversos métodos, que se utilizam de conhecimentos de propriedades, entre elas, solubilidade, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico e etc. A técnica usada, é baseada nas propriedades das substancias. Por exemplo: se as substâncias da mistura, estão no estado sólido-líquido, terá que ser usado um processo de separação de sólido-líquido, que pode ser a decantação, centrifugação, filtração simples e filtração à vácuo, evaporação e destilação simples.
Na prática da atividade laboratorial, foram utilizados os seguintes métodos:
1- Filtração Gravitacional
Nesse tipo de filtração, é observada a passagem do liquido pelo papel de filtro devido a força da gravidade.
2- Filtração a vácuo Ela é rápida e deixa menores quantidades de impurezas e solvente no sólido. O aumento da velocidade da filtração é provocado pelo aumento no fluxo de filtrado devido à sucção provocado pelo vácuo.
3- Sedimentação.
Ela é feita com misturas,heterogêneas, sólido-líquido, quando o sólido está suspenso num líquido, ou em misturas líquido-líquido. Ela consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada, e as mais leve vão ficando na parte de cima.
4- Centrifugação.
Possui o mesmo objetivo, uso e a diferença é no processo, pois é utilizado uma centrífuga, que torna o separação mais rápida e eficiente.
5- Separação Magnética.
Método usado para separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura, por meio da força de atração do ímã.
6- Catação
A catação é o tipo de separação de misturas do tipo sólido-sólido, onde as