Trabalho Química
FTEC – UNIDADE DE BENTO GONÇALVES
TRATAMENTO DE EFLUENTES
RELATÓRIO DE AULA PRATICA EM LABORATÓRIO
JOÃO CARLOS NICOLAO
Bento Gonçalves
2015
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
2. OBJETIVOS
Realizar a separação da mistura através da decantação, utilizando uma quantidade de 10 gramas de Sulfato de Alumino, Al₂(SO₄)₃. A fim de determinar a densidade das misturas.
3. MATERIAIS
01 Becker de 500 ml
01 Bastão de Vidro
01 Proveta de 500 ml
01 Pisseta
01 Pipeta Volumétrica
01 Copo Plástico
10g de Sulfato de Alumino Al₂(SO₄)₃
Água
Terra
Balança
4. METODOLOGIA
Nivelar a balança,
Pipetar 300 ml de água no becker e pesar,
Misturar um porção de terra em 300ml de água,
Pesar 10g de Sulfato de Alumínio Al₂(SO₄)₃,
Adicionar 10g de Sulfato de Alumínio Al₂(SO₄)₃ à mistura,
Misturar até ocorrer à dissolução do Sulfato de Alumínio,
Aguardar por 10 minutos e observar o que ocorreu.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO Após ter encerrado o tempo estipulado em 10 minutos foi possível observar, que ocorreu o processo de floculação, que é a aglutinação da terra em flocos, a qual foi misturada com água, e por ser mais denso que a agua o