separaçao de um hidrato
COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA INORGÂNICA
PROF. FERNANDO AFONSO
Aula no 05
Formula de um hidrato
Acadêmicos:
Jessica de Oliveira
Luiz André
Maxeline Freitas
Renata Nogueira
Valeria Domingos
Anápolis, 07/03/2014
1. Introdução
Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição, se encontram presentes moléculas de água. Os hidratos mais conhecidos são os sólidos cristalinos que perdem parte das suas estruturas fundamentais ao se remover a água, tal remoção é dada na maioria das vezes por altas temperaturas.Muitos sais cristalizados a partir de soluções aquosas parecem estar secos, mas quando aquecidos podem mudar de forma ou até mesmo de cor.Quando se formam sais, a maioria das vezes, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, a que se dá o nome de água de cristalização. Tanto a massa molar como o número de mols de um determinado elemento se relacionam com o número do Avogadro, número este que representa que em 1 g de um determinado elemento há 6,02 x 1023 entidades (moléculas) deste elemento. Por exemplo, 1 mol (6,02 x 1023 átomos) de oxigênio pesam 16 g, portando 32g de oxigênio valem 2 mols.A determinação da massa molar de certos elementos pode ser realizada através de experimentos em laboratório, como evaporação, titulação, pesagem, entre outros (ELMAS, 2010).
No caso deste relatório, foi realizada a determinação do número de mols de água em um sulfato de cobre, através da pesagem, evaporação deste elemento e repesagem. Experimento denominado remoção da água de cristalização, muito importante na engenharia (HECK, 2010).
O processo de cristalização consiste na remoção de um soluto de uma solução saturada, pela formação de um composto sólido (tipicamente cristalino), através da perda da solubilidade provocada por um método físico, muito