sociologia das organizações
INTRODUÇÃO Vamos falar sobre a sociologia das organizações, nele vamos explicar quem são os atuantes, e onde eles atuam na sociologia das organizações, mostrando a decorrencia de profundas transformações na sociologia ocidentais provocadas pela revolução industrial.
A visão de teóricos atuais das organizações, como Henry Mintzberg, destoa da weberiana, por dar importância preponderante às relações interpessoais formadas no ambiente de trabalho e aos objetivos individuais dos participantes de uma organização. Para Mintzberg, a formação de grupos de interesse dentro da organização assim como subverte a ordem burocraticamente predita, também transforma a própria burocracia à sua imagem quando de posse do poder para tanto. A Sociologia das Organizações é um ramo aplicado da Sociologia que se ocupa de analisar os aspectos sociológicos de organizações, isto é, de empresas, fundações, órgãos públicos e congêneres. O sociólogo Max Weber inaugurou o estudo da Sociologia aplicado às organizações. Max Weber prognosticou a ascensão da burocracia como forma de se ordenar as relações humanas entre si e com a organização, propiciando que objetivos explícitos sejam atingidos. A burocracia, segundo Weber, é uma forma prescritiva de delegar responsabilidades e padronizar a comunicação de acordo com normas predefinidas e impessoais. Weber também saudava o desenvolvimento de leis de propriedade e de instituições de direito em seu tempo, criando o que seria o princípio do hoje denominado ambiente propício aos negócios e dos marcos regulatórios. A Sociologia surgiu no século XIX como decorrência das profundas transformações nas sociedades ocidentais provocadas pela Revolução Industrial que teve início na Inglaterra e pela Revolução Francesa de 1789. rios.
No final do século XIX, com a Revolução Industrial se espalhando por todo o globo, os estudos organizacionais tornaram-se cada vez mais necessários e desenvolve-se,