Sociologia nas organizações
Para iniciarmos, vale enfatizar que daremos uma visão sucinta da Sociologia e sua aplicabilidade para as organizações, definindo o objeto da Sociologia Aplicada à Administração. Para tanto, serão apresentados os conceitos fundamentais empregados na Sociologia e suas relações com outras ciências, o que irá permitir que você perceba de que maneira a sociedade, a comunidade, a diversidade humana, os grupos e instituições sociais, são meios de alcançar a transformação. A mudança de mentalidade e de comportamento, que será objeto de estudos no decorrer desta disciplina, além de essenciais para o desenvolvimento da disciplina Sociedade e Organizações.
CONCEITOS DE SOCIOLOGIA E SUA APLICABILIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES:
Segundo Castro (2002), a Sociologia, como ciência social, “estuda as estruturas sociais, o comportamento social e as variações das sociedades, suas formas e seus fatores”. Preocupa-se com a descrição e explicação do comportamento social global e estuda as formas fundamentais da convivência humana: contatos sociais, distância social, isolamento, individualização, cooperação, competição, controle, divisão do trabalho, integração social.
Sociologia é a ciência que estuda a vida social humana. A Sociologia é considerada uma ciência por estar voltada para explicações de fenômenos, ficando ao lado da Psicologia e da Antropologia, todas chamadas Ciências Humanas por terem como finalidade o melhor conhecimento do homem.
A Psicologia enfoca os comportamentos individuais, enquanto a Sociologia aborda os comportamentos coletivos.
A Sociologia contribui para a realização do ideal formulado pelos seus fundadores, que é a participação de todos os homens no controle de suas condições sociais de vida.
Sociologia é a ciência que estuda a estrutura e a dinâmica dos sistemas sociais. Em conseqüência, a Sociologia Aplicada à Administração estuda os aspectos estruturais e a dinâmica dos sistemas sociais denominados empresas.