Resumo Critico de educação inclusiva
Principalmente a parcela que necessita deste tipo de atendimento, entre estas ações que vem gerando grande discussão é a tentativa de fechamento das escolas especiais, instituições que foram criadas e direcionadas a um corpo discente com necessidades específicas que atuam por anos com bons resultados dentre estes podemos citar o Instituto Beijamin Constant e INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos) o primeiro especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual e o último especializado em pessoas com deficiência auditiva.
Dentre as críticas sofridas uma vem em especial calar nesta parcela da população. Com o propósito de incluir as instituições de ensino devem acolher os alunos com necessidades especiais, porém esta muitas vezes não tem pessoas qualificadas para este atendimento, então na verdade o que acontece é uma exclusão velada. Observamos estes alunos relegados no fundo de salas de aula sem qualquer tipo de atividade ou mesmo atendimento, desta feita fica o questionamento isto seria inclusão ou uma exclusão velada?
Em busca de algumas respostas a esta e outras perguntas, elaboramos o presente trabalho tendo como base reflexiva a leitura da obra: Educação Inclusiva: O que o professor tem a ver com isso? Nesta obra Marta Gil trata deste assunto de forma esclarecedora e falando diretamente para professores, deixa claro qual sua opinião sobre inclusão, como está se dá, como seria o passo a passo para a concretização desta proposta de inclusão se tornar algo real e viável.
2- A Sociedade é para Todos? A escola inclusiva pretende abranger o acesso de todos os estudantes a educação. Esta proposta não é