Sensibilizando professores no ensino de alunos com diversos tipos de deficiencia
Nas nossas experiências como estagiários observamos a dificuldade dos professores quando o assunto é ensinar crianças com deficiências, o grande problema da inclusão dessas crianças passa pela resistência, em relação a essa prática, manifestada pelos professores.
Percebemos a importância do papel do professor nesse processo, por ser ele o responsável imediato para que esta inclusão ocorra de fato.
O projeto foi desenvolvido para um grupo de professores, esse grupo foi composto por dois professores do sexo feminino, de diferentes faixas etárias atingindo somente uma unidade escolar.
Foi realizado dez encontros, tendo inicio no dia 24/03/11 e tendo como conclusão o dia 28/04/11. Cada encontro teve a duração de 2 horas, totalizando uma carga horária de 20 horas.
Os encontros aconteceram no próprio colégio, 2 vezes por semana, alternando os dias da semana, as vezes nas terças-feiras pela manhã e outras pelas quintas-feiras à tarde.
O trabalho foi desenvolvido a partir de informações obtidas pela supervisora de ensino, membros do grupo e das necessidades solicitadas pelos professores do colégio em lidar com a inclusão das crianças com deficiência.
Realizamos pesquisas com os professores, através de questionários.
Fizemos a sensibilização dos professores, através de dinâmicas de grupos e aplicações de pranchas de sensibilização da metodologia ramain-thiers que é um método de intervenção psicoterapêutico de grupo que busca a compreensão do sujeito psíquico mediante a integração dos seus aspectos emocional, corporal e social.
O Ramain-Thiers é uma metodologia brasileira criada por Solange Thiers que durante a sua vida profissional observa, constata e pesquisa a dinâmica: da cultura brasileira, dos regionalismos, do movimento, do corpo, das expressões, do comportamento emocional e social, para introduzir uma interligação entre a mente o corpo e o social no espaço terapêutico