Escola José Dantas Sobrinho
Introdução
Depois de anos de atuação do CADEE - uma instituição referência em educação especial na cidade de Maracanaú - a política nacional de educação no paradigma da educação inclusiva forçou a cidade a repensar sua forma de ver a escolarização dos estudantes com deficiência. Tanto a Secretaria de Educação quanto a Escola Municipal José Dantas Sobrinho buscam construir um novo paradigma, que garanta a acessibilidade arquitetônica e pedagógica para receber esses alunos. Entre as soluções que encontraram estão disponibilização do AEE para dar apoio aos professores do turno da noite e a parceria com as famílias que buscam garantir os direitos de seus filhos. Mas ainda restam desafios que só serão suplantados à medida em que os diversos atores da comunidade escolar consigam ampliar seus laços de parceria.
Uma cidade jovem, uma Secretaria de Educação com experiência
Maracanaú é uma cidade que, em 2013, fará 30 anos. Emancipada do município de Maranguape, no Ceará, sua população cresceu rapidamente, tornando-se cerca de 10 vezes maior nesses 30 anos e alcançando cerca de 215 mil habitantes (segundo o censo estimado em 2010).
O crescimento da cidade deveu- se à instalação de polos industriais, que atraíram diversos trabalhadores para o distrito. A cidade é a segunda mais rica do estado, em virtude da arrecadação de impostos.
Nessa jovem cidade, o Secretário de Educação se chama Marcelo Farias. Entre 1993 e 2013 só não esteve no comando da Secretaria Municipal de Educação (SME) por 2 anos. Foram 4 diferentes prefeitos que o nomearam para essa função. No final de 2012, o novo prefeito eleito da cidade o convidou para continuar na pasta por mais 4 anos.
A Secretaria de Educação utiliza recursos de diversos programas, como o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, do governo estadual, e o Programa Mais Educação, do governo federal. Também tem programas em parceria com entidades não governamentais, como o