Sensações
Sensação, Percepção, Atenção e Ilusões Perceptivas
Resumo
O artigo aborda uma visão geral sobre os processos psicológicos básicos com ênfase nos tópicos da sensação, percepção, atenção e ilusões perceptivas. No desenvolver deste veremos suas principais características e a importância destes para o ser humano se relacionar com o mundo que o cerca.
Palavras chave : Sensação; Percepção; Atenção; Ilusões.
1.Sensação
Segundo Davidoff (2001,p. 139) “Sensação é o processo de coleta de informações sobre o nosso meio ambiente”
O órgão sensorial responsável pelo controle das nossas sensações visuais é o olho. Nossos olhos captam luz, a imagem que está no nosso horizonte é nitida na retina, de seguida a lente (atrás da púpila). A parte de trás do olho está formada por milhares de células. No caso, a retina, que registra a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Após enviar essa imagem ao cérebro, este a põe na posição correta e identifica o que estamos a ver. Apartir disso, temos uma sensação visual.
O órgão sensorial responsável pelo controle de nossas sensações auditivas é o ouvido. As vibrações (som) entram nos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar, fazendo vibrar também três ossos chamados ossícolos (martelo, bigorna, estribo), que enviam as vibrações para a cóclea. A cóclea, um órgão cheio de água que detecta a frequência do som e envia-a ao cérebro. A parte do cortéx cerebral responsável pela audição reconhece o som, nos fazendo ter uma sensação auditiva.
O órgão sensorial responsável pelo olfato é o nariz. Os cheiros são inalados através deste órgão, este estímulo envia sinais ao córtex que reconhece o cheiro, tendo assim uma sensação olfativa. O nosso olfato possui uma grande capacidade adaptativa, pois quando somos expostos a algum odor a sensação é intensa, mas logo se torna imperceptível.
O órgão sensorial responsável pela gustação são as papilas gustativas.