Sensações
CURITIBA
2015
Estudo dirigido 2 – Sensação
1. O que é a sensação, e como os psicólogos a estudam?
R: A sensação é a ativação dos órgãos dos sentidos por uma fonte de energia física. A percepção é a organização, interpretação, análise, e integração dos estímulos executada pelos órgãos dos sentidos no cérebro. Um estímulo é qualquer fonte de energia física que produza uma resposta em determinado órgão sensorial.
2. Qual a relação entre um estímulo físico e os tipos de respostas sensoriais que resultam dele?
R: Estímulos variam tanto em tipo como intensidade. Diferentes tipos de estímulos ativam diferentes órgãos sensoriais.
3. Quais são os processo básicos que subjazem sentido da visão?
R: A visão começa com a luz, energia física que estimula os olhos e nossos olhos convertem a luz em uma forma que pode ser usada pelos neurônios que ligam os olhos e o cérebro.
4. Como nós vemos as cores?
R: Existem dois processos para explicar como vemos as cores. O primeiro processo é explicado pela teoria tricromática da visão de cores, essa teoria sugere que há três tipos de cores na retina, cada um dos quais reage principalmente a uma variedade específica de comprimentos de onda.
O segundo processo é explicado pela teoria dos processos oponentes, essa teoria sugere que há um par azul-amarelo, um par vermelho-verde e um par preto-branco. Se um objeto reflete luz que contenha mais azul do que amarelo, irá estimular o disparo de células sensíveis a azul, ao mesmo tempo em que desencoraja ou inibe o disparo de células receptoras sensíveis a amarelo – e o objeto parecerá azul.
5. Qual o papel do ouvido para sentir o som, movimento e equilíbrio?
R: Para sentir o som, a orelha age como um megafone invertido que coleta e traz sons para as porções internas do ouvido. O som é o movimento das moléculas de ar causado por uma fonte de vibração. Os sons, que