propriedades periodicas
Palavras Chave: Metais, halogênios, oxidação, redução.
Resumo
Caracterizar, através de experimentos, a variação das propriedades acidobásicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica.
Introdução Propriedades Periódicas são características que os elementos químicos possuem referente a sua posição na tabela periódica, que variam de acordo com o número atômico dos elementos.
As Propriedades Periódicas são classificadas em:
*Raio Atômico
* Potencial de Ionização
* Eletronegatividade e Eletropositividade
* Afinidade Eletrônica
Raio Atômico: Representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Na tabela periódica, o raio aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda. Quanto maior o raio, menor a afinidade eletrônica e menor energia de ionização.
Energia de Ionização: A Energia de Ionização está relacionada a quantidade de energia absorvida por um átomo em estado fundamental para que seja retirado um elétron do mesmo.
X(g) → X+(g) + 1 elétron
Eletronegatividade e Eletropositividade: Eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química; de modo contrário, a Eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro.
Afinidade Eletrônica: Afinidade eletrônica é a energia que um átomo em estado fundamental necessita para receber um elétron e formar um íon negativo, basicamente o contrário da ionização.
X(g) + 1 elétron → X- (g)
Ácidos e Bases: Segundo Lewis, ácido e todo composto químico que recebe pares de elétrons isolados formando ligações coordenadas, e base é todo composto químico que sede pares de elétrons formando ligações coordenadas.
Indicador ácido – base: Indicador ácido – base é uma substância que apresenta uma determinada coloração em