Sensações
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II
O processo de coleta de informações sobre nosso ambiente é conhecido como sensação. Define-se percepção o processo de organização e interpretação dos dados sensoriais para desenvolver a consciência do meio ambiente e de nós mesmos. A percepção envolve interpretação, a sensação não. Percepção é a designação mais específica desse processo, que se constitui em uma operação determinada do homem em suas relações com o ambiente. É a interpretação dos estímulos e a construção de seus significados. Durante a percepção, o conhecimento sobre o mundo combina-se com habilidades construtivas, a fisiologia e as experiências do sujeito da percepção. A capacidade da consciência seria bastante limitada, razão pela qual não poderíamos “atentar para tudo ao mesmo tempo”. A atenção representaria, então, um mecanismo de seleção por meio do qual a consciência se concentraria em certos estímulos a fim de processá-los com eficácia. A abertura seletiva a uma pequena porção de fenômenos sensoriais incidentes chamamos de atenção. a atenção é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e dotando-os de prioridade para um processamento mais profundo.
Por outro lado, a atenção também é entendida como o mecanismo que controla e regula os processos cognitivos. Em certas ocasiões, chega mesmo a atuar de forma inconsciente.
Trataremos agora de sentidos. Sabendo que, sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os cientistas já catalogaram 11 sentidos humanos completamente distintos: Sentidos Químicos: Paladar e Olfato, Sentidos de Posição: Cinestésico e Vestibular, Tato (ou ) Sentidos Cutâneos: Contato, Pressão, Calor, Frio e Dor, Audição e Visão.