O mundo de Sensações
Público alvo: Berçário BI B
Introdução:
Quando o bebê nasce, todos os seus sentidos já estão ativos – mesmo que ainda não estejam em pleno funcionamento. Já durante a gravidez todos os sentidos se desenvolvem sucessivamente.
O tato - o sentido do toque é o primeiro a surgir: inicialmente no contorno da boca por volta das 7 semanas de gestação. Por volta da 14º semana, as mãos são capazes de agarrar. O bebê experimenta novas percepções ao tocar levemente no próprio corpo e rosto, ao brincar com o cordão umbilical, ao chuchar no polegar ou ainda ao sentir as suaves palpitações da parede uterina.
A partir do 4º mês de gravidez, o bebê pode sentir as carícias provenientes do exterior.
O paladar – a partir do 3º mês de gravidez, a boca do bebê começa a ter receptores gustativos, graças aos quais ele pode experimentar toda a palete de sabores, através do líquido amniótico. A partir do 4 º mês, o bebê é capaz de distinguir o doce, o salgado, o ácido e o amargo. O quase permanente movimento de sucção dentro do útero explica a grande necessidade de mamar, na maioria dos recém-nascidos.
O olfato – o sentido do olfato está ligado ao paladar. É igualmente através do líquido amniótico que o bebê se apercebe dos primeiros odores, a partir do 7º mês de gravidez: o bebê “sente” o que a mãe ingere, mas também “sente” o odor da mãe, que será para o bebê uma infinita fonte de tranquilidade após o nascimento.
A audição – é o sentido mais desenvolvido no feto. A partir do 7º mês, o bebê não só é capaz de identificar os sons exteriores e interiores, como também reagir em função do que ouve.
No interior da barriga, o bebê é igualmente sensível á música: quando a ouve, o ritmo cardíaco modifica-se e o bebê movimenta-se.
A visão - apenas 6 semanas após ser concebido, o bebê já tem olhos! Mas estes dois minúsculos pontos negros estão ainda longe de ser operacionais... A partir das 25º semana que o feto começa a abrir e fechar os olhos e só ao