Questões
1. (UFPB) No manguezal, pode-se encontrar uma cadeia alimentar formada pelos seguintes organismos: Dentro desta cadeia, a craca é considerada como: a-) produtor b-) decompositor c-) consumidor primário d-) consumidor secundário e-) consumidor terciário 2.(UFRN-2001/Modificada por Prof. Panthera) Observe o cartaz afixado na entrada de uma Reserva de Mata Atlântica:
3.(UFPE- 2002) Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, assinale a alternativa correta. a) O Zooplâncton e o Fitoplâncton representam os organismos produtores (autotróficos) nas cadeias alimentares marinhas. b) Os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes. c) No ambiente marinho, não existem decompositores. d) As diatomáceas são os principais representantes do Zooplâncton. e) Todos os seres do Zooplâncton marinho são macroscópicos.
4.(FUVEST-2001) A tabela a seguir mostra medidas, em massa seca por metro quadrado 2 (g/m ), dos componentes de diversos níveis tróficos em um dado ecossistema.
A partir do cartaz, um professor que levou seus alunos à uma excursão comenta que, sem energia, não há vida. Utiliza os elementos ilustrados (I, II, III e IV) para informar que a energia é a) introduzida na comunidade biótica por I, sendo transferida, sob a forma química, aos demais seres vivos. b) obtida do ambiente físico e passa de ser vivo a ser vivo, retornando integralmente ao ecossistema, pela ação de III. c) originada em II, sendo fixada, sob a forma química, diretamente por IV. d) utilizada por III, a partir de compostos orgânicos, quando ele realiza a fotossíntese.
a) Por que se usa a massa seca por unidade de 2 área (g/m ), e não a massa fresca, para comparar os organismos encontrados nos diversos níveis tróficos? É na massa seca (matéria orgânica)