Citologia
Cartilagem Elástica: Encontrada no pavilhão auditivo, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe. Semelhante a cartilagem hialina, mas alem da fibrilas de colágeno também tem muitas fibras elásticas. Possui pericôndrio e cresce principalmente por aposição, e menos sujeita a processos degenerativos do que a hialina.
Cartilagem fibrosa: Encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos e na sínfise pubiana, esta associada a conjuntivo denso, sendo imprecisos os limites entre os dois. Suas matrizes contem uma grande quantidade de fibras colágenas, sua substância fundamental e escassa e não existe pericôndrio.
02- As células típicas são adipócitos, condrócitos, eosinófilos, fibroblastos, leucócitos, linfócitos, macrófagos, mastócitos, neutrófilo, plasmócitos. Os de origem local são adipócitos, condrócitos e fibroblastos. Fora do tecido conjuntivo eosinófilo, leucócitos, linfócitos, macrófago, mastócitos, neutrófilo e plasmócito.
03- Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Denso, oferece resistência e proteção aos tecidos, menos células e predominância de fibras colágenas. É menos flexível e mais resistente a tensão. Fibras colágenas organizadas em feixes sem orientação definida(resiste a trações em qualquer direção), feixes de colágeno paralelos,alinhados com os fibroblastos (tecido que formou suas fibras colágenas em resposta a forcas de tração num sentido máximo de resistência a estas forças).
04- Crescimento intersticial: ocorre no interior da massa cartilaginosa. Os condrócitos são capazes de