citologia
A EVOLUÇÃO DA CITOLOGIA
INDICE
Introdução
Básico
Desenvolvimento: história e evolução
Conclusão
Biografia
INTRODUÇÃO:
Iremos estudar a origem e a evolução dos seres vivos, falaremos em origem e evolução da célula.
Afinal, com exceção dos vírus, os seres vivos são formados por células, e a compreensão de como eles surgiram e evoluíram passa pela compreensão de como a célula surgiu e evoluiu.
A área da Biologia que estuda a célula se chama Citologia.
BÁSICO:
Os antigos filósofos e naturalistas, especialmente Aristóteles, chegaram à conclusão de que “todos os animais e vegetais, por mais complicados que sejam, estão constituídos por uns poucos elementos que se repetem em cada um deles”. Referiam-se às estruturas macroscópicas de um organismo, como as raízes, folhas e flores comuns aos diferentes vegetais e aos segmentos ou órgãos que se repetem no reino animal.
Muitos séculos mais tarde, é que foi descoberto que atrás desta estrutura macroscópica existe todo um mundo de dimensões microscópicas.
DESENVOLVIMENTO:
História
A Citologia (atualmente, chamada de Biologia Celular) é um dos ramos das ciências naturais. Sua história está intimamente relacionada com o desenvolvimento das lentes ópticas e à combinação das mesmas para construir o microscópio composto.
O nome célula foi empregado pela primeira vez, pelo cientista inglês Robert Hooke em 1665, ao observar a textura da cortiça utilizando lentes de aumento.
Estas observações, repetidas por Grew e Malpighi em diversos vegetais, foram examinadas somente as cavidades, “utrículos” ou “vesículas”, constituídas pela parede celulósica.
No mesmo século e no início do seguinte,