TEORIA DAS FILAS
2.1 FILAS: CONCEITOS BÁSICOS.
2.1.1 Elementos de uma Fila.
População → clientes (transação ou entidade) que aguardam algum tipo de serviço.
Atendimento: é constituído de um ou mais servidores (atendentes ou canais de serviços).
2.1.2 Características de uma Fila.
a) Clientes e Tamanho da População.
Um cliente é proveniente da população. Para efeito prático, uma população muito grande é considerada infinita. Quando a população é muito grande, a chegada de um novo cliente a uma fila não afeta a taxa de chegada de clientes subseqüentes (as chegadas são independentes). Quando a população é pequena o efeito existe e pode ser considerável.
b) Processo de Chegada.
Exemplo: Em uma praça de pedágio chegam 20 automóveis por minuto ou 1 automóvel a cada 3 segundos. Trata-se de um valor médio. λ = 20 clientes por minuto (ritmo de chegada)
IC = 3 segundos (intervalo médio)
Nesse exemplo pode-se quantificar o processo de chegada dizendo que a taxa média de chegada é de 20 veículos por minuto ou que o intervalo médio entre as chegadas é de 3 segundos.
Mas além dos valores médios é necessário também mostrar como os valores se distribuem em torno da média. Assim, para caracterizar corretamente um processo de chegada devemos lançar mão de uma distribuição de freqüência, tal como a distribuição normal, a de Poisson, a exponencial, etc.
Um tipo raro de processo de chegada é o regular (não existe nenhuma variação entre os valores para os intervalos entre chegadas). Esta situação ocorre apenas em processos altamente automatizados.
Existem situações em que o ritmo de chegada sofre variações durante o dia.
c) Processo de Atendimento
Também descrito por valores médios. Um atendente pode atender 6 veículos por minuto ou que gasta 10 segundos para