Química das sensações
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA DAS SENSAÇÕES
REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: 21 /08/2012
GRUPO: DANIELE LADISLAU DA COSTA
DAYANNE SILVA
Fortaleza/CE
Agosto 2012.
1. Introdução
O tema a química das sensações é visto com certa curiosidade, pois se trata de um assunto pouco comentado e discutido apesar de está relacionado com o próprio ser humano.
O estudo dos sentidos é bem mais abrangente e interessante do que se pode imaginar, nele está contido uma gama de conhecimentos na área de química, biologia, física e surpreendentemente: social e cultural. O sistema nervoso central é o responsável por decodificar não só tudo o que sentimos, mas também tudo o que pensamos, todos os nossos movimentos, comportamentos, bem como tudo o que ocorre no organismo. Isso quer dizer que todas as sensações agradáveis como: satisfação, prazer, carinho, amor e saudade, assim como as não agradáveis como: decepção, dor, raiva, angústia, depressão, ansiedade são de responsabilidade dele. Todas essas atividades integradas às funções cerebrais dão origem ao que chamamos de mente e ela é individual, característica e única. (RETONDO, 2008)
É importante notar que o tema proposto é de fato abrangente, logo a ênfase será dada ao estudo das sensações relacionado aos sentidos do corpo humano como: Visão, Olfato e Paladar. Dentro de cada sensação a natureza do conteúdo científico é bastante complexa, mas o tema será abordado de forma esclarecedora e dinâmica.
2.Fundamentos Teóricos
-VISÃO
Em termos científicos, o que atinge nossos olhos não são as cores e sim pulsos de energia eletromagnética que nosso sistema visual percebe como cor.