sensação e atenção
CURSO DE FISIOTERAPIA
NEUROPLASTICIDADE SOMÁTICA
MACAPÁ
2013
ÁGHATTA PATRÍCIA LEITE COSTA.
BRISA GONÇALVES DE ARAÚJO VANZELER.
EDNA COSTA SANTOS.
JESSICA CARDOSO
JOSYANE CARVALHO
NEUROPLASTICIDADE SOMÁTICA
Este trabalho corresponde à avaliação parcial da Disciplina de neurofisiologia orientado pelo Professorer, Charles Rodrigues Curso de FISIOTERAPIA da faculdade Estácio SEAMA.
MACAPÁ
2013
INTRODUÇÃO Neuroplasticidade, ou plasticidade cerebral é a capacidade de remapeamento das conexões das nossas células nervosas, o processo que nos ajuda a continuamente aprender. Ela se refere à maneira do nosso cérebro agir e reagir à medida que experimentamos uma mudança em nosso ambiente ou desenvolvemos uma habilidade. Sendo que a somática é a que está em questão essa é a capacidade de regular a proliferação ou morte de células nervosas. Somente o sistema nervoso embrionário é dotado dessa capacidade. . Até pouco tempo não se acreditava nessa possibilidade, mas hoje sabe-se que há regiões no sistema nervoso central do adulto (áreas em torno dos ventrículos laterais) que mantem a capacidade de proliferar e substituir neurônios que morrem. São as chamadas células-tronco, capazes de se diferenciar em diferentes tipos celulares, tanto glia como neurônio.
DESENVOLVIMENTO
O cérebro é constituído de 2 hemisférios os quais são unidos por um sistema de milhões de fibras nervosas. Entretanto um hemisfério é constantemente informado sobre o que está acontecendo com o outro.Se uma destas comunicações é quebrada a informação vai tentar encontrar uma outra via para chegar a seu destino. À essa capacidade que o cérebro têm de "criar estas rotas alternativas" dá-se o nome de NEUROPLASTICIDADE.
Neuroplasticidade, ou plasticidade cerebral é a capacidade de remapeamento das conexões das nossas