Logistica armazenagem
A armazenagem surgiu a partir do momento que o homem primitivo descobriu que podia guardar os produtos excedentes para o uso futuro, para assim atender suas necessidades atuais, ou ainda para trocá-los com outros homens por outros produtos dos quais não possuíam. Se entende por gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado a disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis as respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado.
3.1 Princípios Básicos da Armazenagem 1. Planejamento
Avaliar previamente a área de armazenagem
Verificar a existência de efetivas condições físicas e técnicas
Observar a natureza, peso e dimensões unitárias
Considerar as características de manuseio e segurança
2. Flexibilidade Operacional
Promover a adaptabilidade de corredores, docas, portas e equipamentos disponíveis em uma área de armazenagem, de modo a receber com facilidade, simultânea ou sucessivamente, produtos com diferentes características de movimentação.
3. Simplificação
Desenvolver, adaptar e/ou implantar o arranjo físico de uma área de armazenagem, levando em conta as características dos equipamentos disponíveis e a localização de docas, portas e corredores, com o objetivo de simplificar ao máximo os fluxos de entrada e saída, de modo a obter a maior produtividade possível, sem ocasionar gargalos.
4. Integração
Planejar a integração simultânea do maior número de atividades possível, organizando e coordenando todas as operações simultâneas.
5. Otimização do espaço físico
Armazenamento técnico e seguro, para possibilitar a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área de armazenagem, observando a resistência estrutural do piso e a capacidade volumétrica da área.
6. Otimização de equipamentos
Analisar, dimensionar,