cultura
CONCEITOS E TEORIAS EM GEOGRAFIA REGIONAL
OURO PRETO – MG
2014
SARAH LUISA TUMIOTO MENDES
CONCEITOS E TEORIAS EM GEOGRAFIA REGIONAL
OURO PRETO – MG
2014
1- Há uma natureza possível de ser investigada em relações com a cultura, sem se contaminar com os óculos da própria cultura que envolve o homem?
R: É perceptível que a cultura anda lado a lado com a natureza ao nosso redor, o homem está perante o mundo natural, o mundo que lhe é dado, porque não é construído. É o mundo que se rege por leis próprias, que o homem não elaborou; leis que existem independentemente da intervenção humana. Mas o mundo foi humanizado e globalizado por intervenção direta do homem. Esta intervenção milenar do homem produz a uma dimensão que vivemos a cultura.
A Globalização permite a democratização da cultura, hoje os cidadãos de outros paises recebem influencia de cultura dos pais mais desenvolvido principalmente em tecnologia, suas gírias, alimentos, costumes acabam se misturando com os outros paises e tornam uma cultura geral!
Na verdade, o excesso de informação que circula no mundo acaba interferindo na cultura de vários países, sendo assim mudando o modo do homem viver.
2- A que tipo de homem está nos referindo? Ao ser social que sofre influências do meio, ou de um homem que constrói seu próprio ambiente?
R: Estamos falando das duas situações, tanto daqueles mudam o meio e que influenciam a sociedade e também daquela classe que é influenciada pelo meio.
Sendo assim o próprio homem criam meios e tecnologias que promovem o aculturamento do mundo.
3- A Globalização está eliminando as heterogeneidades no espaço?
R: Sim, a globalização exclui as particularidades que cada espaço, cada região contem, a globalização permite que o mundo escolha uma “linguagem” universal que muitas vezes proporciona o