Diagrama de Pareto
Tecnologia Industrial Básica como suporte à inovação das
MPMEs de base tecnológica
Este Capítulo apresenta os fundamentos da Tecnologia Industrial Básica (TIB) com o propósito precípuo de prover os conceitos necessários à construção da grade analítica do presente estudo. Um trabalho que analisa e discute a percepção das
MPMEs brasileiras de base tecnológica sobre a relevância das funções da TIB no ciclo de inovação tecnológica.
A TIB compreende a aplicação sistematizada do conhecimento técnico-científico na produção de bens e serviços, alinhada à incorporação dos requisitos de qualidade e de eficácia nos processos produtivos. É composta por um conjunto de funções tecnológicas horizontais, vistas como de uso indiferenciado pelos diversos setores da
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0621766/CA
economia (indústria, comércio, agricultura e serviços). Funções essas essenciais à geração e aprimoramento de produtos, processos e serviços que se destacam pela qualidade e que são indutoras de inovação em mercados regulados ou emergentes.
O conceito de TIB reúne funções consideradas básicas, como a metrologia, normalização, incluindo regulamentação técnica, avaliação da conformidade e seus mecanismos (ensaios, certificação, etiquetagem e outros procedimentos de autorização) e também as chamadas funções conexas com a TIB, mais especificamente a propriedade intelectual, a informação tecnológica e as tecnologias de gestão.
A Figura 4.1 representa uma visão sistêmica das funções integradas da TIB e os elementos que compõem a infraestrutura tecnológica nacional.
48
ACORDOS
ACORDOS
INTERNACIONAIS
INTERNACIONAIS
Metrologia
SERVIÇOS DE
SERVIÇOS DE
VERIFICAÇÃO
VERIFICAÇÃO
METROLÓGICA
METROLÓGICA
INSTITUTO
INSTITUTO
NACIONAL DE
NACIONAL DE
METROLOGIA
METROLOGIA
Regulamentação
Avaliação da Conformidade
REGULAMENTOS
REGULAMENTOS
TÉCNICOS
TÉCNICOS
CERTIFICAÇÃO
CERTIFICAÇÃO
QUALIFICAÇÃO
QUALIFICAÇÃO
ENSAIOS
ENSAIOS