Funcões mentais superiores
Existe um conjunto de funções mentais, constancia perceptiva, organização perceptiva, profundidade, atenção, memória, linguagem, emoção, sensação, proprioceptivas, interoceptiva, exteroceptiva,. Através delas o cérebro recebe estímulos, onde o individuo consegue o contato com o que o cerca. A sensação e percepção são à base de tudo, a percepção é um processo de estimulo físico transformando em informação psicológica, onde os fenômenos do mundo externo e interno são interpretados, traduzindo informações à consciência.
A sensação é um processo que leva informação ao cérebro sobre o estado dos órgãos e do ambiente externo.
Percepção, mediante a ela o individuo se torna capaz de interpretar sua posição ao mundo, e ao seu mundo interno, ela que nós faz desviar de obstáculos, objetos, (mesa, cadeiras, árvores, etc.). Diferente de pessoa para pessoa, cada indivíduo tem sua percepção, que depende do estado psicológico, e de suas lembranças e memória, por exemplo, um indivíduo que sofreu um acidente de carro, e sofreu um grande trauma, supostamente ao se aproximo de um carro terá medo. Neste caso a percepção e sensação estarão juntas.
Para alguns especialistas em neurologia a percepção é um armazenamento de imagens, tudo esta a frente dos olhos, a parti daí teremos informações que serão interpretadas, ou seja, a nossa percepção depende de nós mesmo. A percepção é maior ou menor de pessoa para pessoa, depende do conhecimento e experiência anterior, ela vai aumentando conforme o crescimento do individuo, com o passar do tempo o cérebro sofre alterações, e esse processo de informações vão diminuindo.
Vamos agora conhecer alguns fenômenos da percepção, que são desenvolvidos conforme o crescimento do individuo.
Constancia perceptiva
Permite ao cérebro construir uma ilusão a onde os objetos possuem sempre as mesmas características como: cor, tamanho, localização, peso, etc. Ela possibilita que o individuo se movimente para alcançar um