Diferenças e desigualdades
-A CONDIÇÃO SOCIAL
Uma mudança de sociedade de produção para sociedade de consumo, ou seja as pessoas deixaram de produzir para consumir. Oque se é conhecido como consumismo.
-A fragmentação da vida humana
-Dilema ambiental
Nosso antepassados, assumiram a natureza sob a gestão humana, para que a mesma atendesse a suas necessidades, mas se viu que ao longo do tempo, com o aumento da tecnologia, nossa ânsia por consumo e produção aumentou ainda mais. Chega ao ponto em que o “mundo” percebe que esse é o limite que o mundo pode suportar.
-Futuro da democracia
O estado fez promessas aos cidadãos mas hoje pode-se observar que o mesmo estar sem poder para tal coisa, de uma certa forma tem, porém há muitas exceções; EX: UNB que seria pública porém só se pode ter acesso quem teve um certo tipo de preparação ao longo dos anos. Ou seja o estado que devia manter tal coisa e que o mesmo tem obrigação de desempenhar tal papel, não estar fazendo as políticas necessárias para tal coisa.
-Democracia global
A democracia tem uma face inspirada em diversas culturas ou seja cada cultura cria sua democracia, os nossos antepassados criaram a jurisdição o direito consuetudinário. Exacerbadamente falando, eles criaram a democracia de âmbito nacional daí ele dar o exemplo de Aristóteles, que ele tinha uma outra concepção sobre o que era a democracia. -O problema da autonomia individual
-A ágora pós-moderna
Ex: reality shows as pessoa ligam participam, escolhem alguém para lhe representar ali de uma certa forma eles não estão discutindo sobre os fatos da sociedade e sim sobre si mesmos. O exemplo que ele dar é o de uma mulher que nunca tinha tido um orgasmo pois seu marido sofria de ejaculação precoce, ou seja foi ali que tudo começou onde as pessoas se viam naquela pessoa e a partir daquele momento já teriam amigos e em determinados casos a mídia para falar coisas que antes só se falavam para pessoas reservadas e bem próximas.
O mundo