Diferenças e desigualdades sociais
As diferenças sociais existem desde que existe a vida em sociedade.Sempre houveram e sempre haverão homens que sobressaem da maioria por méritos de trabalho, educação e cultura e também por hábitos de conduta, formando assim uma classe mais elevada e atualmente chamada classe dominante.
Pode parecer triste vermos pessoas, famílias inteiras que não têm as mesmas condições de viver a vida assim como nós, mas sentirmo-nos mal com isso não vai ajudar.Nascer bem e receber boa educação sempre ajuda. Mas nada se compara ao esforço próprio, ambição bem direcionada, inteligência nata, carisma, boa vontade.
Muitos associam alguém de baixo nível social a alguém delinquente e que só provocará distúrbios e que provavelmente vive na miséria; e que alguém com um nível superior é uma pessoa exímia. Engano! Os maiores crimes e que envolvem maiores quantias de dinheiro vêm quase sempre das pessoas que consideramos serem de um nível superior, são estes crimes que causam as maiores desigualdades entre ricos e pobres.
No entanto devemos realçar que não podemos generalizar nenhuma situação pois, tanto um como outro, apresentam os “dois lados da moeda” e que, muitas vezes, um invade o espaço do outro. Desigualdade social
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Desigualdade