Desigualdade social
Capitulo – I Introdução e Definição do Termo
1.1 Introdução
Desde as sociedades primitivas, que surgiram as desigualdades entre as pessoas.
Naquele período a desigualdade era ligado aos aspectos físicos, diferença de idades e de sexo. Com o surgimento da primeira sociedade de classes, no esclavagismo, nasceu assim a desigualdade de classes. Os senhores de escravos e os escravos.
Na sociedade feudal, apareceram 3 classes, o Clero, a Nobreza e os Sevos.
Com o surgimento da Industria, nasce o proletariado, cria-se a classe capitalista, os detentores das máquinas e mais tarde a classe comerciante a intermedia entre o parietário dos meios de produção e os detentores da força de trabalho.
Na sociedade da contemporânea, nasceram outras classes entre elas o dirigente, constituída pelos detentores de todos os poderes.
O nosso trabalho, tem 1 capítulo, ao qual desenvolveremos o tema em questão “A Desigualdade Sociais”, onde o capítulo terá como titulo Tipos de Desigualdades Em Angola. E ele estará dividida em subtítulos dentre estes:
1.1 Desigualdade Regional;
1.2 Desigualdade Social;
1.3 Desigualdade Económica
1.4 Desigualdade Racial e Étnica
Palavra – desigualdade sociais.
1.2 Definição do Termo
Desigualdade:
Termo usado para referir-se ao resultado de uma distribuição desigual, no sentido matemático da expressão, entre os membros de uma sociedade, dos recursos desta, distribuição desigual que se deve às estruturas dessa sociedade, e que faz nascer um sentimento de injustiça, entre os seus membros.
Capitulo II – Desenvolvimento Teórico
2.1 Desigualdades Sociais
Fala-se em desigualdade social quando, numa determinada sociedade, alguns grupos sociais se encontram em situações que se julgam mais vantajosas do que outras. Portanto, a desigualdade é uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor.
Rousseau e Marx viram na propriedade a origem da desigualdade, enquanto, para Durkheim, é a