“A juventude é como um espelho retrovisor que reflete e revela a sociedade de desigualdades e diferenças sociais.” Comentar a frase.
Curso: Políticas para a Juventude
Disciplina: Psicologia nos Projetos Sociais para a Juventude
Período: Primeiro Semestre de 2011
Datas: 17, 26 e 31 de Maio, 07, 14 e 21 de Junho de 2011
Professoras: Júnia Lara, Kátia Marias e Convidadas
Estudantes: Ângela da Silva Juscelino e Rosane Pires
“A juventude é como um espelho retrovisor que reflete e revela a sociedade de desigualdades e diferenças sociais.” Comentar a frase.
Textos Sugeridos:
Esqueceram de mim: políticas públicas para crianças e adolescentes – renovação e conservadorismo. Aremis Soares Viot Serra
O tempo anda correndo, voando: impasses e possibilidades na construção de um projeto de vida. Stela Maria Olynto, Richarlls Martins da Silva, Maria Esther Delgado e Lígia Costa Leite.
Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias – Regina Novaes
Belo Horizonte, 29 de Junho de 2011
A metáfora do espelho retrovisor na questão formulada pode nos sugerir que ao olharmos pra trás, vislumbrando a história passada através desse espelho iremos enxergar que a situação na qual a juventude está inserida hoje é tão somente o reflexo do que as políticas sociais públicas desenharam: pouco investimento, ausência em muitos casos e por muitos anos, inoperância total dos equipamentos públicos, falta de entendimento e de atendimento adequado a essa parcela da população, ou seja, o Estado Brasileiro se afastou por demais dessa sua responsabilidade. Avançando um pouco mais na reflexão proposta, vimos que no texto de Artemis Soares, há uma afirmativa que muito nos chama a atenção: "a análise histórica das políticas públicas para a área social mostra como elas naturalizam a desigualdade e levam a crer que cabe aos indivíduos conquistar seu espaço na sociedade, por meio de um esforço incondicional e individual. Reduz-se a situação social ao esforço individual dos sujeitos, impedindo-se questionamentos