Funcoes mentais superiores
Você já parou para pensar a importância que suas Funções Mentais Superiores tem em seu dia a dia e até mesmo em sua vida? Você nem ao menos acordou e já está usando uma de suas funções através do sonho. Ao escutar o despertador tocar de manhã, ao sentir o cheirinho do café, o sabor do pãozinho bem quentinho... tudo está relacionado com suas sensações , uma de muitas Funções Mentais Superiores que você tem.
Usa-se o termo Funções mentais para referir-se ao processo de pensamento, memória, sensação, percepção, atenção, linguagem, emoção, etc. É através delas que os indivíduos desenvolvem visões de si mesmo, das organizações em que atuam e do mundo que os rodeia.
Segundo Vygotsky , as Funções Psicológicas (mentais) Superiores (ex: linguagem, memória) são constituídas ao longo da história do homem, em sua relação com o mundo. Desse modo as Funções Mentais Superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem.
As pessoas, no caos do trânsito, na poluição visual, no excesso de informações, nos anúncios das T.Vs, na internet e na correria das Organizações, encontram muitas dificuldades em "ler" as mensagens ocultas nessa cultura organizacional e, com muita paciência (e técnica) aprendem a ver essas mensagens e percebem as muitas dimensões que elas ocultam.
Funções Mentais Superiores
Percepção
Percepção é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam e recuperam informações.
O Processo Perceptivo
Os seres humanos possuem cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. A maioria de nós cofia em nossos sentidos, mas, às vezes, de tão cega que é essa fé, ela nos faz acreditar que nossa percepção é um reflexo perfeito da realidade, mas, nem sempre, nossas percepções refletem a realidade objetiva. Essa diferença entre o que achamos que é, com o que realmente é, gera conflitos com nós mesmos proporcionando a possibilidade de incompreensão, frustração e conflito.