SENAI FIEB certo
Denise Farias de Souza
BACIA HIROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO
Salvador - Ba
2015
Denise Farias de Souza
BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO
Salvador – BA
2015
RESUMO
A Bacia do São Francisco é formada pelo Rio São Francisco e seus demais afluentes. Estende-se por boa parte do Nordeste, como é o caso da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, além de Goiás e Distrito Federal. É um meio fundamental e indispensável para a economia da região e também para o lazer, além de servir como fonte de energia para hidrelétricas.
O presente trabalho abordará um pouco mais a respeito dessa tão importante bacia, seus aspectos físicos, biológicos e econômicos.
Palavras chaves: Bacia hidrográfica, São Francisco, aspectos, rio, afluentes.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 6 2.1 Fauna e Flora da Região 6 2.2 Densidade Demográfica e Impactos Ambientais 7 2.3 Subbacias da Região 8 2.4 Formas de Monitoramento 8 2.5 APPs 9 2.6 Formas de Uso 9 2.7 Climas e Solos 10 2.8 Regimes Hidrológicos 10 2.9 Comitê de Bacias 11
3. CONCLUSÃO 12
4. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
A Bacia Hidrográfica do São Francisco tem como principal rio o São Francisco, ou popularmente conhecido como o Velho Chico, nome este que foi dado devido a data que o mesmo foi descoberto aqui no Brasil, no dia 04 de outubro de 1501 no qual era comemorado o dia do santo Francisco. Essa bacia possui uma grande importância na sociedade brasileira, de forma a destacar o semiárido do país, já que a mesma transporta um bom volume de água para essas regiões.
A formação da bacia é feita através dos desníveis dos terrenos que direcionam a água das áreas mais altas para as mais baixas. Com área de drenagem de 639.219 km2, se estende pelos Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além do Distrito Federal, representando 7,5% do território brasileiro (ANA, 2002). Possui 36 rios