Sapatas
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA – FIEB
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Sapata Corrida e Sapata Isolada
Salvador - BA 2012
André Latif
Franco Felix
Guilherme Pereira
Janyere Oliveira
Jeferson Aquino
Naiara Cerqueira
Ramile Bispo
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Sapata Corrida e Sapata Isolada
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Mecânica dos Solos, do curso Técnico em Edificações do SENAI-BA, da turma 33342 noturno, sob orientação do Profº. Sérgio Brito Rolemberg.
Salvador - BA 2012
Introdução
As fundações de uma construção, ou alicerces como são mais conhecidas, fazem parte da cultura do homem desde a pré-história. Na idade dos metais os homens, que já construíam suas casas sobre estacas às margens dos rios, desenvolveram instrumentos para perfurar a terra e ali fixar os pilares que serviriam de base para suas cabanas. Assim surgiram as primeiras fundações.
O primeiro passo para escolher o tipo certo de fundação é fazer o reconhecimento do solo. Ou seja, conhecer a natureza do terreno com um trabalho de sondagem. Essa investigação identifica a composição do solo, indicando o melhor tipo de fundação. O Standard Penetration Test (SPT) é o método de sondagem mais utilizado no Brasil. Nesse processo são retiradas amostras, de até 15 metros de profundidade, em perfurações feitas em vários pontos do terreno. Depois de analisadas, estas amostras além de determinar o perfil do solo, acusam também a presença e a profundidade de possíveis lençóis freáticos (veios subterrâneos de água). Também são considerados itens como: Topografia da área, características do maciço de solo,dados da estrutura. Ao contrário dos blocos, as sapatas não trabalham apenas à compressão simples, mas também à flexão, devendo, neste caso, serem executadas incluindo material resistente à tração.
Sapata Corrida
Sapatas corridas são elementos contínuos que acompanham a linha das paredes,