semântica para educação básica
Acadêmica do Curso de Letras Literatura UEER
FERRAREZI JUNIOR CELSO, 1968-Semantica para a Educação básica /Celso Ferrarezi Junior. – 1 ed.- São Paulo: Parábola editorial; 2008- (Estratégias de ensino7).
Celso Ferrarezi Júnior é professor associado da Universidade Federal de Alfenas com experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, educação, alfabetização, descrição e teoria linguística. Possui Licenciatura Plena em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Linguística, Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em Linguística, Semântica pela Universidade Federal de Rondônia (1998) e Pós-Doutorado em Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (2005).
Partindo do pressuposto que a linguística foi estruturada como ciência há pelo menos cem anos é que vimos como conhecemos pouco sua estrutura formal. O quanto estamos estagnados em relação à língua materna e ao avanço tecnológico, que influencia o desenvolvimento linguístico. Observa-se ainda a dificuldade dos professores do curso de letras, tendo que nesta fase da vida educacional, ensinar seus alunos, o quer dizer semântica. Quão difícil é para nós acadêmicos acostumados com um linguajar simplório (língua materna) ao se deparar com a oferecida no curso de letras.
A obra aqui resenhada se fundamenta nos conceitos e princípios da semântica de contextos e cenários, o trabalho proposto comtempla relação entre língua e cultura, com proposito de mostrar que, muito mais importante do que fazer os alunos decorarem dúzias e dúzias de termos técnicos e ser capaz de enxergar as grandezas do funcionamento da língua, ou seja, o livro semântica para a educação básica que está organizado em capítulos trata das vivencias do professor e dos alunos para o conhecimento positivo da língua.
“A Educação Básica e o ensino de língua materna”
No primeiro