888 3080 1 PB
Dieysa Kanyela Fossile
Universidade Federal do Tocantins
Resumo: Neste artigo pretendemos discutir e analisar como tópicos concernentes à semântica são apresentados nos livros didáticos do ensino básico. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial, a qual vem sendo desenvolvida por meio do projeto intitulado: "A semântica nos livros didáticos da educação básica" (curso de Letras/UFT/campus de Araguaína). A princípio, oito manuais didáticos estão sendo analisados. A partir do estudo que está sendo desenvolvido, verificamos que o ensino da Língua Portuguesa se dá a partir da Fonética/Fonologia, seguindo para a Morfologia, avançando e estagnando na Sintaxe. Dessa maneira, os resultados parciais sugerem que em alguns manuais didáticos a semântica ainda é discutida de maneira um tanto limitada e vários assuntos são tratados de maneira simples, breve e superficial.
Neste artigo, optamos por discutir e analisar, em especial, a coleção Português:
Linguagens (volumes 01, 02 e 03 do Ensino Médio) de Cereja e Magalhães
(2005; 2010), que foi elaborada com base nos Parâmetros Curriculares
Nacionais. Esses manuais têm como diferencial possibilitar uma reflexão sobre assuntos destinados à semântica.
Palavras-chave: Semântica. Livro didático. Ensino.
Considerações Iniciais
Desde a década de 80, a Linguística vem cooperando com o ensino da Língua Portuguesa, e desde então, vem buscando espaço no campo do ensino; porém, o que temos acompanhado nesses últimos trinta anos é que a Linguística ainda atua de forma limitada nessa área. Debates e discussões realizados nos encontros de Educação, por exemplo, alertam que a disciplina da
Língua Portuguesa necessita de ajustes e reformulações. Nesses mesmos encontros, é possível acompanharmos discussões que sustentam que a Línguística poderá contribuir de maneira positiva para o ensino da Língua Portuguesa.
Linguagem & Ensino,