resenha
Celso Ferrarezi possui licenciatura plena em letras portuguesa inglês pela universidade federal de Rondônia (1989-1997) e pós doutorado em lingüística semântica (USP) atualmente trabalha como professor associado na UFRG.
O livro semântico para educação básica é composto por 252 páginas, divididas por dois tópicos fundamentais para o professor a qual contem três capítulos tópicos e temas de trabalho para professores contem quatorze capítulos. Em sua obra semântica para educação básica o autor enfatiza aos docentes a relevância de trabalhar em sala de aula, assim a mesma serve para subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa ao elaborar sobre a língua materna na educação básica.
O Celso traz uma proposta de como utilizar na prática do docente relacionado o uso da língua que o aluno fala com a cultura. Com isso, o aluno e induzido na sala de aula a utilizar sua língua materna utilizada no cotidiano diferente e variante culta exigida pela instituição em que estuda.
O aluno deve compreender o sentido da palavra além de um sinal para apresentar alguma coisa, devem-se considerar também gesto, melodias, o posicionamento do corpo fisionomia, e uma infinidade de sinais que por vezes, substituem uma palavra representada graficamente, Celso afirma que estes sentidos estão mudando e o sinal denominando “palavra” funciona apenas porque está enrijecido com situações culturalmente definidas. Como os sentidos sempre em transformações, nenhuma palavra possui um sentido fixo que fique enraizado nela e para sempre.
A semântica é colocada como ciência que estuda o significado onde a compreensão e definição do significado levaram a vários conceitos diferentes da semântica. Dentre esses conceitos e cenários, foi a que instaura o conteúdo categórico no livro de Ferrarezi,dessa forma o autor elabora um brilhante texto que percorre toda essa área da semântica de