Resenha Semântica para educação básica
Ana Cássia da Silva Pereira
Acadêmica da Universidade Estadual de Roraima
CELSO FERRAREZI JUNIOR é professor da Universidade Federal de Rondônia. É formado em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Rondônia em 1989, possui mestrado em Linguística – Semântica pela Universidade Estadual de Campinas 1997, tem doutorado em Linguística – Semântica pela Universidade Federal de Rondônia em1998 é PHD em semântica pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Possui experiência na área de linguística, com ênfase em semântica. Vem atuando nos seguintes temas: semântica, alfabetização, educação, descrição e teoria linguística. Suas publicações são: O que é linguagem humana (1991); Novos estudos morfossintáticos do português: A questão semântica (1992); Discutindo linguagem com professores de português (2000); Semântica para educação básica (2008); Introdução à semântica de contextos e cenários: (2010); Qual é o problema das gramáticas normativas? (2012), entre outras.
O livro Semântica para a educação básica é composta por 252 paginas, dividida por 2 tópicos: o conceitos fundamentais para o professor o qual contém 3 capítulos e o outro tópico é temas de trabalho que contém 14 capítulos.
Em sua obra Semântica para educação básica o autor enfatiza aos docentes a relevância de trabalhar a semântica em sala de aula, assim, a mesma serve para subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, ao aborda sobre a língua materna na educação básica. Sua área de estudo é a SCC (semântica de contexto e cenários) que faz uma relação entre a língua e cultura.
No primeiro capítulo “A educação básica e o ensino de língua materna”, o autor Ferrarezi, enfatiza a mesma como o fundamento de qualquer descrição. Ferrarezi em sua parte inicial da obra mostra o que versa a Legislação Educacional quanto à educação básica, assim como a mesma se compõem. O autor alerta ainda