demostração de apreendizado
4095 palavras
17 páginas
A obra se fundamenta nos conceitos e princípios da semântica de contextos e cenários. Todo o trabalho proposto contempla uma relação direta entre língua e cultura, muito mais do que um enfoque estrutural do sistema linguístico.Ela acentua o conhecimento dos fenômenos muito mais do que da terminologia que se adota em sua classificação. Isso tem um propósito: mostrar que, muito mais importante do que fazer os alunos decorarem duas dúzias de termos técnicos, é ser capaz de enxergar as maravilhas do funcionamento da língua, manipular essas maravilhas em favor de uma expressão competente e sentir prazer em lidar com esse conhecimento todo.
Como constrói uma relação permanente entre língua e cultura, este livro recorre às vivências do professor e dos alunos para o conhecimento efetivo da língua. Você não vai encontrar aqui um receituário prontinho que funciona em qualquer cozinha. Este é um livro de teoria básica e orientações sugestivas sobre procedimentos de como construir um ensino de semântica para a educação básica.
Finalmente, este é um livro que dá trabalho, e não um livro que tira trabalho. Ele valoriza as práticas construídas com os alunos. É justamente a aprendizagem construída coletivamente, a que dá trabalho, que traz os resultados mais significativos e duradouros.
Todo esse material é apresentado em linguagem simples e informal, sem rodeios e sem muitas complicações técnicas. A idéia é que esse livro possa entrar na vida de professores e alunos de língua materna como um material que auxilia no restabelecimento do gosto pelo estudo de nossa língua.
A obra se fundamenta nos conceitos e princípios da semântica de contextos e cenários. Todo o trabalho proposto contempla uma relação direta entre língua e cultura, muito mais do que um enfoque estrutural do sistema linguístico.
Ela acentua o conhecimento dos fenômenos muito mais do que da terminologia que se adota em sua classificação. Isso tem um propósito: mostrar que, muito mais importante do