Procedimentos e produtos usados em um salão de beleza
Para o início deste trabalho foi feita uma visita em um salão de beleza de médio porte, onde são oferecidos vários procedimentos na área. Entre eles, vale citar: colorações, alisamentos, progressivas, luzes, etc.. Não encontrei maiores dificuldades ao realizar o trabalho de campo, pois já trabalho na área e, acredito que isto facilitou um pouco na elaboração deste trabalho. A minha dificuldade é técnica: como começar, como descrever cada serviço, cada ocorrência e principalmente, como passar para o papel o meu conhecimento da área. Como aprendemos no decorrer das aulas oferecidas, nestes procedimentos são usados produtos químicos que podem causar alergias, cortes químicos, ressecamento dos fios e outros tantos danos aos cabelos e couro cabeludo. Por isto, o profissional atuante tem que está atento e saber manusear de forma correta o material usado e, além disto, tem que estar preparado para saber agir diante de qualquer emergência que venha a ocorrer durante os procedimentos. Para cada tipo de procedimento será usado um tipo específico de produto. Produtos usados frequentemente nos alisamentos e relaxamentos capilares:
Hidróxido de sódio- São produtos alcalinos, com Ph 13 e uma lixívia cáustica que poderá causar queimaduras no couro cabeludo e, caso caia nos olhos, poderá ocasionar até cegueira. Em termos de alisamento tem resultado de eficiência máxima.
Tioglicolato de Amônia- Ph alcalino que remove o sebo protetor, facilitando a sua penetração nos fios. Tem forte odor de amônia e também poderá causar irritação na pele e couro cabeludo. Em se tratando de resultados, sua eficiência é moderada.
Hidróxido de Guanidina- São conhecidos como produtos sem lixívia. Substância alcalina, mas sem odor e mais eficiente do que o Hidróxido de Sódio e menos agressivo à pele e couro cabeludo. O Hidróxido de Guanidina é composto por dois ingredientes: Hidróxido de