MODELO aula computação básica
Placa-mãe
A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão (PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).
Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, os quais são responsáveis por permitir a comunicação entre os dispositivos conectados a placa-mãe, como o processador e a memória.
Processador
O processador, ou CPU, como é conhecido por alguns, é o principal componente de processamento, ele é responsável por atender a todas as solicitações efetuadas pelo sistema operacional ou pelo usuário. A velocidade do processador, medida em Mhz (mega-hertz), ou Ghz (giga-hertz) define a capacidade de processamento do mesmo.
Foto: Rodrigo C. Santos
Foto: Rodrigo C. Santos
Cooler
São pequenos ventiladores responsáveis pela refrigeração dos componentes do computador. Eles são fundamentais, tendo em vista que sem eles os componentes podem super-aquecer e queimar.
Memória RAM
A memória ram é conhecida como memória de armazenamento volátil, pois mantem dados quando energizada (ligada), mas os perde quando deixa de ser energizada (desligada). Ela tem a função de armazenar dados utilizados durante a operação do sistema operacional e de algum software específico.
A quantidade de memória RAM pode interferir diretamente no desempenho de um computador, porém ela sozinha não é responsável pela velocidade do micro.
Quando se tem menos memória RAM do que o recomendado para rodar um sistema operacional ou outro aplicativo, a memória ram fica cheia, fazendo com que ela seja limpa para a armazenagem de novos dados, porém a memória sempre será requisitada, e o ciclo de limpeza e gravação de dados se repete, causando lentidão no sistema.
Foto: Rodrigo C. Santos