Teoria de David McClelland
Introdução
Este texto tem por objetivo abordar uma das centenas de teorias que existem no mundo e que tratam de explicar por que e como uma pessoa é empreendedora ou obtém sucesso na vida. Este texto tem por objetivo fazer com que seu modo comportamental seja analisado, para que tenhas melhores condições de obter alcance em suas metas de vida profissionais, empresariais, etc.
Na realidade, o que várias destas teorias fazem é tentar explicar porque umas pessoas conseguem ter sucesso e outras não. E muitas teorias, entre si, são controversas (contraditórias) em alguns aspectos, mas também concordam em vários dos outros pontos de análise. Escolheu-se a Teoria Empreendedora de David McClelland, por sua robustez, facilidade de abordagem, e também porque, no Brasil, o SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), através do WORKSHOP DE TREINAMENTO COMPORTAMENTAL (EMPRETEC) conseguiu medir o impacto da aplicação desta metodologia em empresários. Os resultados desta pesquisa realizada pelo SEBRAE são cristalinos, quanto à validade e fundamentação da respectiva teoria, o que corrobora para que se entenda a mesma como um trabalho sério, que pode trazer benefícios bastante grandes, para aqueles que desejam se capacitar melhor, através do autoconhecimento, pela utilização desta teoria comportamental em suas vidas pessoais, profissionais, empresariais.
A proposta também é que você realize um exercício de identificação de seu potencial empreendedor e de suas características comportamentais empreendedoras e obtenha uma elevação de sua autoestima e da capacidade de realização concreta de atividades. Uma informação de grande importância: esta abordagem se diferencia de outras abordagens (outras disciplinas), visto que o objetivo é o autoconhecimento, segundo a teoria comportamental empreendedora de David McClelland. Não se busca aqui passar temas técnicos, nem informações, por si só, ou sincronizadas com outras disciplinas,